Porque anunciar na crise é essencial.
A crise chegou. Mas parar de anunciar pode ser prejudicial para sua empresa a longo prazo. Separamos alguns exemplos e dicas de como transformar este momento em uma oportunidade.
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2020 nem acabou e sua história já foi marcada pela pandemia do coronavírus: um cenário de preocupação com a saúde e com a economia. Ninguém está imune aos impactos deste momento, mas como sua marca pode anunciar na crise e dar a volta por cima?
(É importante para mim que eu ressalte que a saúde é prioridade número um para o mundo. Minha gratidão e admiração se estende a todos os profissionais que estão na linha de frente dessa luta, garantindo nosso bem-estar com inúmeros serviços essenciais.)
De volta a crise econômica global, convido você a seguir 3 etapas:
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– Analisar o cenário atual ;
– Olhar para recessões anteriores na história;
– Se perguntar: como minha empresa pode ser útil neste momento?
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Vamos juntos? Começando por:
Um olhar ao cenário atual.
Vamos falar de números. Segundo um estudo da Kantar, 7 em cada 10 pessoas tiveram sua renda familiar afetada pela crise do coronavírus.
24% das marcas fizeram uma pausa em todos os gastos com publicidade.
Os anúncios em mídias sociais caíram em 33% e até o Facebook compartilhou que está vendo fraqueza em seu negócio pela falta de anúncios.
Como disse, ninguém está imune. Ao se deparar com a crise, a publicidade passa a ser um gasto não-essencial na visão de muitas empresas. Mas isso pode custar caro.
Um olhar aos cenários passados e o custo de ficar invisível.
Se sua marca para de anunciar, ela fica invisível. E segundo um estudo do IPA:
“Uma marca será julgada em queda, por ter caído no silêncio. Isso se manifesta rapidamente no boca-a-boca, o que acelera a percepção do fracasso”.
A imagem da marca, infelizmente, passa uma impressão de fracasso. Além disso, o silêncio reflete também nos números (o que é ainda pior). Para ficar CLARO o quão caro pode custar a invisibilidade da sua marca, trouxe 4 casos reais de empresas que enfrentaram recessões anteriores (extraído de Forbes).
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1)
Cereal: na década de 1920, a Post foi o líder da categoria e cortou significativamente os gastos com propaganda durante a Grande Depressão. Kellogg’s ao invés disso dobrou os gastos com publicidade, introduziu a Rice Krispies (P&D) e os lucros cresceram em 30%. A Kellogg’s passou a deter a categoria durante as décadas seguintes.
2)
Automotivo: durante a recessão de 1973, a Toyota aumentou seus gastos com publicidade em uma época em que todos haviam abandonado o seu. A Toyota passou a ser a maior fabricante de carros importados dos EUA em 1976.
3)
Restaurantes: durante a recessão de 1991, o McDonald’s baixou seu orçamento publicitário, do qual a Pizza Hut e a Taco Bell tiraram proveito. As vendas da Pizza Hut cresceram 61%. As vendas da Taco Bell cresceram 40%. As vendas do McDonald’s diminuíram em 28%.
4)
Tecnologia: durante a recessão de 2009, a Amazônia cresceu as vendas em 28%. Eles continuaram a inovar com novos produtos, como o Kindle, que contribuiu para mais vendas de livros eletrônicos do que livros impressos no dia de Natal de 2009.
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Já deu pra ter uma noção do que pode acontecer, se sua empresa não anunciar na crise, não é?!
Mas ainda não chegamos na solução final! O que difere todas essas recessões com a crise de 2020?!
– A preocupação com a saúde.
Sim, hoje não enfrentamos apenas uma crise econômica, vidas estão em questão. E isso impacta diretamente no conteúdo do seu anúncio.
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Como anunciar em uma pandemia?
Nas crises econômicas, o anúncio acompanha também clima econômico. São usadas estratégias de promoções, condições de pagamentos, etc. Mas e em uma pandemia?
Se é um conteúdo que não leva em consideração a preocupação com a saúde, a empatia pelos mais vulneráveis a pandemia e as dificuldades do momento (medo, perda de pessoas queridas, solidão, etc), ao invés de abrir uma oportunidade, sua marca pode ser lida como oportunista.
Os consumidores que responderam à pesquisa da Kantar dizem o que gostariam de ver partindo das marcas nesse momento:
77% querem que as marcas falem sobre como são úteis no dia a dia;
75% querem que as marcas falem sobre seus esforços para enfrentar a situação;
E 70% querem que as marcas ofereçam um tom reconfortante.
Pegue como base a Nike: a empresa mudou o tom de seus anúncios e agora fala sobre a importância do distanciamento social. Ela conseguiu associar uma medida da crise com seu produto.
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“Mas é fácil anunciar sendo uma multinacional!”
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Concordo & Discordo. Aqui estão algumas plataformas GRATUITAS que você pode começar a usar hoje para alavancar a comunicação da sua empresa e anunciar na crise:
Canva: Plataforma para liberar o designer que há em você, super fácil e intuitivo de usar. Pode servir para fazer seus posts, por exemplo.
Google Trends: ferramenta gratuita do Google para saber quais as palavras-chave mais buscadas pelos usuários. Pode ser uma fonte de oportunidades que nem passou pela sua cabeça ainda!
MailChimp: otimize o tempo de enviar e-mail aos seus clientes usando o MailChimp. A versão gratuita permite o envio de até 12 mil e-mail por mês para até 2 mil contatos diferentes!
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Agora que você sabe a importância, o porquê e como anunciar na crise, é hora da parte criativa! É hora de transformar a crise em uma oportunidade.
São tempos difíceis, mas ainda não acabou. Podemos superar e até mesmo sair por cima.
Fique em casa, fique a salvo. E se precisar de um auxílio criativo, é só marcar um café com a gente (online, é claro).
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