A Importância do Marketing Para o Agronegócio
Como uma marca clara e bem construída agrega valor, ajuda as empresas a atrair resultados positivos e a ganhar destaque no mercado
O agronegócio vem sendo reconhecido como um dos setores mais importantes da economia brasileira. O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, já afirmou que o segmento manteve o Brasil vivo. “Somos potência agrícola não só do presente, mas do futuro”, declarou.
Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o setor representou em 2019, 21,4% do PIB brasileiro, com a soma de bens e serviços gerados no agronegócio batendo a marca de R$ 1,55 trilhão. Se falarmos em comércio internacional, 43% das exportações brasileiras foram de produtos oriundos do agronegócio.
Esse crescimento exponencial também significa uma concorrência mais intensa entre as empresas. Sendo assim, como fazer para o seu negócio se destacar em meio a tanta competitividade? Pois eu te digo, caro leitor, que é em cenários como este que o marketing ganha suma importância para consolidar uma marca no mercado.
Branding no agronegócio
O Brasil hoje respira agronegócio. É hora de usar isso a seu favor. Uma marca atemporal, moderna e com clareza de propósito muda a realidade de uma empresa. Essa marca bem construída, associada a estratégias de marketing, traz benefícios sólidos para o negócio. Uma empresa que não se comunica com o seu público dificilmente será lembrada por ele na hora da decisão de compra.
Se você, amigo empresário e empreendedor, se preocupa em modernizar sua planta produtiva, com maquinários e softwares de última geração, porque não ter o mesmo cuidado com a sua marca, que é o rosto do seu negócio? Além de impactar clientes, uma empresa bem posicionada no mercado também influencia as pautas da mídia, os formadores de opinião da área e outras referências do público, se destacando em meio à multidão. Só quem é visto é lembrado. E essa lembrança precisar ser positiva e assertiva.
Veja algumas dicas que o nosso time de Planejamento Criativo separou para você:
- Criar conectividade: uma empresa de agronegócio precisa fornecer um motivo claro para que as pessoas se identifiquem e consumam os seus produtos.
- Transmitir valor verdadeiro: um produto se torna mais confiável se ele mostrar valor fundamental para o consumidor.
- Intensificar o processo de fidelização: o brand auxilia na visibilidade e agrega credibilidade ao negócio, intensificando a fidelização.
- Promover o sentimento de orgulho: o desejo de voltar a comprar um produto é mais evidente quando sentimos orgulho por determinada marca ou produto. O branding é um aliado estratégico para criar este sentimento.
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