Com ser inesquecível em tempos de crise?

Tribo
Por Tribo pela Tupã Comunicação

Atitudes que fazem a diferença e agregam valor duradouro ao seu negócio

Vocês notaram que o mercado ainda caminha lentamente neste ano? Havia uma esperança muito grande na virada do ano, com a reação do mercado financeiro, a queda do dólar e as projeções de investimento para 2019. Mas, a verdade é que a recessão ainda continua nestes primeiros sete meses do ano. E vendo um cenário tão incerto, é possível dizer que podemos ser inesquecíveis em tempos de crise? Eu respondo que sim. Mas, confesso que não é fácil.

A primeira pergunta que é preciso se fazer é: eu quero ser inesquecível? E falo sobre o seu negócio. Você quer que seu cliente nunca se esqueça do seu produto ou serviço? Não há mal nenhum em você dizer que não, que apenas vende um produto tradicional, que não é nada que faça a diferença na vida de alguém. Mas, é neste momento que eu gostaria de te interromper e dizer: amigo, fecha as portas. Seu negócio não tem futuro.

Vivemos hoje a “Era da Performance”, onde a tecnologia atingiu graus de importância tão exagerada em nossas vidas, que estamos sendo exigidos diariamente a produzir sempre mais e melhor. Não cabe no mercado atual, o pensamento de estagnação.

Para ser inesquecível, o primeiro passo é sacudir. Como diz a música da Bete Carvalho: “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Ou seja, torne seu serviço/produto diferente, começando pelo atendimento. É comprovado que as pessoas voltam ao lugar em que se sentiram acolhidas e bem tratadas.

Ouça seu cliente, escute a necessidade dele e não o deixe sair sem a resolução, mesmo que aquilo não esteja na sua alçada. Indique parceiros, fornecedores, empresas do mesmo segmento que possuam produtos que talvez não estejam em seu mix ou no seu estoque do momento, mas deixe claro que, antes do dinheiro, você quer a satisfação em dar um bom atendimento.

Aí, você me pergunta: “mas, Raphael, em época de crise não podemos perder dinheiro”. Não mesmo! E acredite, fazendo isso, você acabou de efetuar uma venda muito maior, só que não naquele momento, mas eu aposto o que quiser, que este cliente voltará à sua empresa.

Para finalizar, digo que a “inesquecibilidade” do seu negócio está mais fácil do que você pode imaginar. A equação é simples: demanda x resolução + diferencial. A crise pode balançar, mas jamais fará um negócio inesquecível afundar.

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