Como o Rock e o design podem se encontrar?

As capas de disco que ficaram marcadas na minha história com o estilo musical que influencia gerações há oito décadas.

Dizem que as memórias da infância são importantíssimas na nossa formação. Digo isso, porque é impossível esquecer o primeiro disco que comprei e, certamente, isso pode ter influenciado nos meus interesses futuros.   

Aos 10 anos, juntei muitas mesadas para comprar o The Wall, do Pink Floyd. Começou ali uma paixão que só ia aumentar ao longo do tempo: capas de discos. Ficava horas passeando pelas imensas filas de discos de lojas, analisando e descobrindo novidades. 

No auge da venda de discos, a capa era a principal forma de chamar a atenção do público e, consequentemente, alavancar as vendas. Elas chegavam a ditar o sucesso ou o fracasso de um lançamento e muitas bandas souberam explorar seu potencial de impacto. Mesmo na era digital, esse costume segue a todo vapor. 

Além do impacto visual, muitas bandas usavam as capas para se expressar, chocar e, até mesmo, serem lembradas para sempre. Seja por artes incríveis ou em ideias mais simples, muitas vezes a capa do disco acaba sendo tão ou mais importantes que a própria música.

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, mesmo que seja uma tarefa muito difícil, listei algumas das capas criativas que fizeram história e geraram grande impacto na cultura pop.

https://www.londondrugs.com/on/demandware.static/-/Sites-londondrugs-master/default/dw13846117/products/L4202800/large/L4202800.JPG

“O disco do bebê na piscina” – Nevermind, do Nirvana, estampa um neném de quatro meses embaixo d’água e uma nota de um dólar presa a um anzol.
Resultado de imagem para aladdin sane capa

Aladdin Sane eternizou o “raio” do David Bowie. Chris Duffy, responsável pelas fotos, chegou a afirmar “é a Monalisa do pop”.
https://whiplash.org/imagens-n/udiscover_capasalbuns/AbbeyRoad.jpg

A imagem clássica dos Beatles é a do disco Abbey Road. Quem nunca atravessou uma faixa imitando essa foto?
https://www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Capas.jpg

A capa do álbum Velvet Underground & Nico foi criada por ninguém menos que Andy Warhol.
http://corujamusic.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Pink-Floyd-The-Division-Bell-1024x1011.jpg

A enigmática capa do Divison Bell, do Pink Floyd, estampa duas gigantescas cabeças de macaco, feitas em metal e com aproximadamente 4,5 m de altura.
http://www.aescotilha.com.br/wp-content/uploads/2018/02/secos-e-molhados-secos-e-molhados-1973.jpg

A banda brasileira Secos & Molhados apostou em uma capa super criativa para seu primeiro álbum.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *