Retrospectiva: Como a publicidade fez você comprar mais em 2019.

A publicidade em 2019 provou mais uma vez que a criatividade é uma estrada sem fim e pode trazer bons frutos, quando bem aplicada. Em meio a estratégias, provocações, representatividade e interações, as campanhas deste ano fizeram você comprar mais e a gente te mostra o porquê. Separamos uma retrospectiva das melhores campanhas publicitárias de 2019, segundo a Tribo.

1 – Criatividade na mídia

Digital, outdoor, revista, TV, rádio… São tantas mídias que a gente se perde, mas usar essa diversidade a seu favor, e adaptar sua comunicação para cada um delas pode ser uma estratégia e tanto! Segue abaixo algumas exemplos no qual a mídia foi essencial para uma boa execução

Redes Sociais: O Twitter ainda existe?

Com as diversas mudanças nas redes sociais – compras de grandes empresas por outras, criação de novas funcionalidades e assim por diante – o uso e apelo das empresas pela presença nas redes sociais só tem aumentado.

Estar nas redes sociais, de forma a produzir conteúdo se torna extremamente relevante para as empresas, desde que ela entenda onde seu consumidor está e que tipo de conteúdo ele consome.

2019 foi o ano em que naturalmente as marcas se aprofundaram nas redes sociais, enxergando novas possibilidades em redes que até então eram um tanto menosprezadas, como o Twitter, com campanhas como as da Sansung: #WhitGalaxy e da Burguer King: #saibaadiferença.

Outra rede que foi notada (finalmente!) foi o Pinterest, que começou a se atentar a possibilidade de compras diretas pelo app ou ainda maior visibilidade para marcas mais baseadas em estética e até geração de tráfego para sites.

O novo rádio

Este ano foi considerado o ano do podcast. Esta nova mídia é basicamente a revolução da rádio e tem trazido diversas empresas e pessoas para esse mercado. Os consumidores de podcast cresceram muito aqui no Brasil, levando empresas de diversas áreas a produzirem conteúdo, de política a humor, música a cinema e diversos outros temas.

Podcasts mais badalados de 2019 foram: NerdCast, Mamilos, Um Milkshake Chamado Wanda, Café da Manhã, Pretinho Básico, Filhos da Grávida de Taubaté, Primo Cast, Não Ouvo Podcast, Poucas e Projeto Humanos.

O Spotify também tem aberto os olhos, comprando empresas de produção de podcast, organizando eventos para produtores e mudando as dinâmicas de seu app para facilitar o acesso aos mesmos.

Música & Propaganda & Comida & Sinestesia

Na campanha Sabor das Músicas, a Tramontina foi além do comum e disponibilizou, junto ao Spotify, uma plataforma na qual você podia descobrir qual prato de comida sua música favorita geraria.

Há toda uma explicação dos processos para se chegar às combinações, que basicamente se pautam em uma mistura um tanto sinestésica. Legal, não?

A mídia impressa não morreu

Beleza, podemos dizer que impressionar com audiovisual é relativamente mais fácil. Calma, não estamos desmerecendo os vídeos, longe disso. O que queremos dizer, é que quanto mais recursos se tem, mais fácil fica de transmitir mensagens e de despertar reações no espectador. Por isso, sintetizar uma ideia em mídia impressa é tão enriquecedor. Criar com simplicidade é um desafio, mas o resultado é fantástico, dê uma olhada:

“Hashtags não salvam vidas, sua doação sim.”
“O plástico que você usa tortura os oceanos para sempre.”
“Tão branco que desaparece.”

2. As propagandas que mais ficaram na sua cabeça

Quem não lembra de ligar a televisão ou abrir um vídeo no YouTube e dar de cara com um anúncio dizendo “Hotel? Trivago” ou “Oi, eu sou a Betina…” ou ainda “IFood!”. Essas propagandas com certeza ficaram na sua cabeça e fizeram você cantarolar seus jingles ou fazer piadas sem fim no Twitter.

Aí vai uma lista com as propagandas mais irritantes, que cumpriram ou não com seus objetivos em 2019:

Pensando em erros e acertos do comercial, em suma ele foi no mínimo polêmico, revelando que a atenção à pessoa no mercado atual é importante, afinal, tem-se saído da velha figura do(a) garoto(a)-propaganda, e sim uma pessoa que tem sua vida e cujas falas são ligadas à sua trajetória.

Vai dizer que a musiquinha do iFood não ficou na sua cabeça? Hmmmm…

Esse anúncio da Wix e os subsequentes atingiram as pessoas como uma onda. Quem nunca estava prestes a ver um vídeo no YouTube quando se deparou com um “Todo mundo precisa de um site…”
E você? Era time “Pular” ou assistia até o fim?!

Sim! O famoso rapaz naquele fundo branco, interagindo com uma página de site que instalou um novo bordão entre a maioria das pessoas. “Hotel? (complete mentalmente aqui)”.

3. A onda dos rebrandings

2019 foi um bom ano para rebrandings de marcas famosas. A lógica deste ano foi apostar em logos mais minimalistas e reduzidos. Grandes casos foram:


Warner Bros: pautado na proporção áurea e simplificando ao máximo o logo.
Fox: Vindo à tona com muita polêmica, o novo logo da Fox causou reboliços nas redes sociais, de forma que muitos usuários e telespectadores afirmavam que o logo deixava ver não Fox, mas Vox.
Mastercard: Na realidade, este é um rebranding feito em 2016, mas ajustado em 2019. A Mastercard, após simplificar seu símbolo, apostou em mantê-lo solo, ou seja, sem a assinatura “Mastercard”. O que achou?


Android: Chegando à sua 10ª geração, o Android ganha um novo logo, onde o famoso robozinho foi simplificado. O que causou uma certa tristeza nos usuários, porém mais para o lado do que se refere ao naming, foi a perda dos nomes relacionados à doces, como se fazia até então.
Discovery:Lembrando as características da National Geographic, ou seja, a redução máxima a um símbolo que é constantemente contraposto e interage com o ambiente, a Discovery retirou o planeta 3D, deixando-o mais planificado, subindo um pouco sua posição em relação ao modelo anterior.

4. Marcas atentas às opiniões do consumidor:

Espertas são as marcas que sabem entender bem as críticas e atender aos pedidos de seus consumidores. Pensando nisso, em 2019 a AVON resolveu mostrar as críticas de suas consumidoras e resolver seus problemas em um de seus comerciais.

Errando feio, no campo do posicionamento, tivemos a ETNA, que, tentando tratar de preconceito, acabou entrando de uma maneira errada numa causa tão importante, o famoso caso do “Criado-Mudo”.

Isso revela que 2019 também foi o ano em que os consumidores mais estiveram atentos ao posicionamento das marcas, porém, muitas delas neste ímpeto, acabaram por pisar na bola! Lembre-se é bacana engajar-se, mas se não for para fazer bem, é melhor não fazer!

5. Fechando com chave Cannes de ouro

Cannes deste ano teve várias presenças brasileiras, dentre elas o clipe Bluesman, levando o Grand Prix na categoria de entretenimento na música. O GP é a premiação máxima do evento, considerado o mais importante evento do mercado publicitário.

O “Filme infinito” da Old Spice, feito pela Wieden Kennedy – Brasil, também garantiu um leão de Cannes, através do humor nonsense que já virou uma espécie de identificação da marca.

Empresas como a Nike também não ficaram de fora, inclusive, tendo uma campanha feita no Brasil, a Air Max Graffiti Stores, que fazia os consumidores interagirem com os murais de são Paulo que foram grafitados com os tênis da empresa, que ao serem fotografados, geravam produtos e descontos exclusivos.

Outro indicado foi o “Hashtags da Arte”, que propunha a brincadeira de se utilizar hashtags para caracterizar as obras de arte de um museu brasileiro.

Outras pérolas:

Agora também por que queremos nossa opinião, como bem nos ensinou o BK, nós da tribo selecionamos alguns comerciais que mais marcaram nosso 2019, seja esteticamente, pelo posicionamento, ou pela repercussão de seus memes.

E para 2020? Bom, espere que vem conteúdo sobre tendências por aqui!

E aí, o que achou da nossa #RetrospectivaCriativa ? Faltou alguma campanha?! Deixe nos comentários!

Por hora, adeus job velho e feliz job novo de toda Tribo!


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