5 visões diferentes sobre viver a publicidade.

5 colaboradores da Tupã contam suas visões sobre trabalhar na área de publicidade.

 

Hoje é dia do publicitário! Sim, do profissional cheio de criatividade e inovação dentro de si, que é apaixonado por comunicação e (quase) sempre tem uma boa ideia na ponta da língua.

Para ser um bom publicitário, é preciso um bom repertório e claro, diversidade. Diversidade de opiniões, ideologias, crenças, times do coração, enfim, tudo o que for possível discordar! Rs

Aqui na Tupã, por exemplo, nossa tribo é formada por 17 colaboradores, cada um com seu jeitinho único de ser.

Mas temos algo que nos une no meio dessa diversidade: a vontade de “Desafiar o comum!” O propósito não muda apesar de termos jornadas e visões diferentes: aqui tem profissionais com mais de 10 anos de mercado, graduandos em publicidade, jornalistas por formação, recém-formados e empreendedores.

Todos eles engajados no universo da publicidade. Com tantas versões distintas, separamos algumas delas para compartilhar com você. Boa leitura!

 

Um redator que faz atendimento

Desde a escolha pela carreira, até a data de hoje, que comemoro meu 11º dia do publicitário, acredito que o ponto mais importante (e que valha a pena contar) seja a necessidade de se reinventar.

Comecei a trabalhar com 19 anos, ainda na faculdade e como a maioria dos alunos pensam, queria estar na criação. Mal sabia desenhar “hominho de pau”, mas gostava muito de “rabiscar” ideias através das palavras. Foi aí que pensei: vou ser redator.

Já na segunda semana de aula fiz uma entrevista para a extinta agência D&M (que guardo com muita saudade e gratidão) e acredite ou não, veio a primeira reinvenção: a vaga era para atendimento e não para a área que eu desejava. Foi então que não escolhi atendimento, mas sim, fui escolhido.

Pronto, me apaixonei pela área, comecei a estudar a fundo sobre os clientes e até esboçava algumas ideias como redator. Mas a mosca do atendimento havia me picado.

Passado um ano e meio, resolvemos empreender. Abrir nossa própria agência! “Meu Deus, 20 anos vai abrir uma agência?” Calma mãe, estamos aqui para reinventar novamente.

Neste desafio de reinvenção, estou aqui, comemorando o dia do publicitário 10 anos depois de me tornar um empreendedor. Hoje escrevendo a convite de uma equipe incrível que acredita em algo que eu acreditei desde o início e que hoje vem celebrar um dia que não faz tanta diferença pra muitos, pois nós publicitários, preferimos estar atrás das câmeras, do que na frente delas.

Mas este é o espírito, reinventar até nosso próprio dia.
😀

Parabéns ao nosso time, parabéns aos colegas e alunos de faculdade. É nois PP.
(Erick Costa)

 

Agência? Publicidade? Jamais!

Nunca pensei em trabalhar em uma agência. Sou apaixonada pelo design que, para mim, é muito mais que apenas um trabalho. É solucionar problemas, é expandir sua visão, feito por pessoas para pessoas. A comunicação não se limita em passar uma mensagem, estamos falando sobre experiência, emoção e vivência.

E é por isso que, contrariando meus pensamentos antigos, trabalhar na em uma agencia de comunicação e marketing sendo uma designer, é uma junção de forças. Design e marketing são aliados nessa tarefa de se conectar com pessoas e transformar tudo o que fazemos em algo significativo. Em tempos em que tudo e tão acelerado, os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) do marketing não se sustentam mais sozinhos. É preciso projeto, estratégia e muito suor para trazer resultados consistentes e criar conceitos com identidade.

Ok, na teoria isso é muito bacana, mas e na pratica? Como é? É você ampliar seus conhecimentos porque esse ambiente multidisciplinar te proporciona isso. É pensar estrategicamente e oferecer soluções que, muitas vezes, nem o cliente percebe que existe o problema. Nós não somos apenas uma ferramenta que executa um software de edição, somos pessoas de mente aberta, que tem essa linda e árdua tarefa de agregar valor, informar e transformar um papel em branco em emoção e experiência. Somos um time, e não estou falando sobre de mim, me refiro a todos nós, comunicadores que a cada dia nos aprimoramos para que nosso trabalho seja significativo.
(Angélica Arakaki)

 

Recém-formada, e agora?

“Pronto! Agora é hora de colocar em prática tudo que aprendi, hora de respirar publicidade.”

Foi o que eu disse pra mim mesma no meu primeiro dia de trabalho na Tupã. No final desse primeiro dia eu saí bombardeada de (muito) conhecimento e com certeza já não era mais a mesma pessoa que colocou os pés na agência às oito da manhã.

Acredito a palavra “aprendizado” define o que vem sendo toda essa experiência. É como se fosse uma nova faculdade, só que mais árdua, mais gratificante, melhor. A publicidade na prática atende e decepciona as expectativas ao mesmo tempo e contribui massivamente para o crescimento pessoal e profissional (esta fera, bichô!).

Cada job é uma nova oportunidade, daquelas que você tem que segurar com a maior força e dar o seu melhor. É incrível olhar pra trás e poder ver os erros e acertos que essas oportunidades proporcionaram, mais incrível ainda é olhar para o futuro sem a certeza de nada, exceto de que o nosso aprendizado não para, assim como a gente.
(Clara Lua)

 

Produtividade na publicidade. 

Não achava que esses dois mundos poderiam se conectar, mas que bom que eu estava errado. Minha especialidade é produtividade, conseguir fazer com que as habilidades das pessoas sejam utilizadas ao máximo. Mas estar em uma agência? Nunca pensei, mas agradeço por estar errado justamente por ver as possibilidades deste ambiente tão incrível. Vou te explicar como eu penso a respeito dessa conexão que estamos fazendo e te trazer um pouquinho do que fazemos aqui.

Quero começar dizendo que ser produtivo é diferente de estar ocupado. O ocupado faz coisas ao longo do dia enquanto o produtivo executa planos, cumpre metas e objetivos nestas mesmas 24 horas. É uma diferença sutil porém transformadora e impacta na área publicidade em partes fundamentais.

Percebi logo que o ambiente publicitário é cheio de ideias criativas, aprendizado constante e agilidade. Estabelecer prioridade determina as melhores ideias que serão colocadas em prática, ter tempo para aprender e aplicar determina o quão bem é aproveitado um ambiente rico em informações, e ser o mais ágil possível permite a realização rápida de ações que desafiam o comum.

Assim, o publicitário produtivo consegue fazer com que todos estes fatores trabalhem em conjunto, sendo aliado do tempo e não refém dele. “Uma imaginação sem realização não passa de alucinação” – Ser produtivo permite que a realização seja feita da melhor forma possível e que uma imaginação incrível tenha liberdade para expor trabalhos maravilhosos.
(Vinícius Miguel)


A visão de uma publicitária em formação:

“O que você quer ser quando crescer?”

Publicitária, com toda certeza, não era uma das opções. Assim como médica, advogada ou engenheira. Eu nunca soube responder, mas sempre tive a certeza de que gostava de escrever, de me comunicar e estar à frente das situações. Mas publicidade? Aquele curso que as pessoas dizem que quem faz não sabe o que realmente quer?

Sim, esse curso mesmo. Mas não por não saber o que fazer, mas sim por entender a importância da comunicação na vida das pessoas. De cara, já percebi que para quem acredita de verdade na comunicação, não é um curso qualquer. É preciso mergulhar em todos os segmentos de mercado e estar a aberto a aprender coisas novas todos os dias. Baseado em aprender coisas novas diariamente, uma oportunidade de fazer isso realmente apareceu. E eu havia entrado para o time da Tupã.

Nesse momento, consigo dizer que, não sou a mesma de cinco meses atrás. Estar aqui, no meio de tanta gente que entende muito do assunto, faz com que eu queria ser melhor a cada dia, liderar e comandar o que for preciso. Quando somos motivados, nada nos para. E hoje, no dia do publicitário, refletir sobre a profissão que escolhi me impulsiona a querer ir cada vez mais longe.

Feliz dia do publicitário para você que não se contenta com o comum. Feliz dia do publicitário para você que entende que saber se comunicar bem é crucial para qualquer negócio.
(Roberta Roquim)

 

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