20 tendências de marketing para você ficar de olho em 2020

O ano novo já começou com o pé direito aqui na tribo! E nada melhor que, ao invés de um, estar vinte passos à frente nas tendências do marketing para 2020.

Estamos de olho no que vai ser melhor para o seu negócio!

Vem com a tribo!


Redes Sociais

Que as empresas entraram de cabeça nas redes em 2019 você viu, mas em 2020, se você quiser se destacar, aqui vão 5 pontos para você brilhar nos feeds!

1. Crie conexões reais com seu cliente

Os consumidores não são mais passivos da comunicação da sua empresa, para conquista-los é preciso ir além. Por isso, as empresas agora tendem a usar as redes criando relacionamentos e não apenas como sendo um meio de promoção de produtos.

Um exemplo disso é a Starbucks, que tem o My Starbucks Idea, onde os usuários podem reclamar ou até sugerir cafés!

2. Facilite as compras pelas redes sociais

Imagine a cena: o cliente está navegando no Instagram, vê um anúncio que lhe chama atenção e efetua a compra na mesma hora!

Pensando nisso, as redes sociais mudaram muito em 2019 para fazer com que as empresas encurtassem o processo de compra de seus clientes.

Quer ver? Vá até aba de vendas do Instagram da sua empresa e explore as oportunidades!

3. Aposte em Stories

Sim, a onda dos vídeos curtos e “em pé”, principalmente no Instagram, geram proximidade e veracidade para sua marca e criando uma audiência fiel para o que você deseja comunicar.

Assim fez a Taco Bell, interagindo com seus clientes através dos stories e do direct.

4. Já pensou nos influenciadores?

Se você deseja estar mais próximo do seu cliente, um influenciador pode ser uma boa ideia.

Por vezes é melhor apostar no influenciador de nicho, que abrange um público mais específico, interessante para que você possa ter uma mensagem ainda mais assertiva.

Veja um exemplo da Amaro, com influenciadoras famosas e também de nicho:

5. Brand Persona: descomplique o atendimento ao seu cliente

Já imaginou poder utilizar uma rede social para isso?

Assim ocorre com grandes empresas como, Nubank, Ponto Frio, Dell (Brasil) e Melissa, que utilizam principalmente o Twitter para resolverem dúvidas dos clientes, divulgarem promoções e estabelecerem conexões.

Assim, a marca sofre um processo de personificação, o que chamamos de Brand Persona, com uma voz própria e marcante, semelhante a dos usuários.

O Nubank foi uma empresa que se destacou em 2019 e lançou algumas tendências para o atendimento ao cliente que vão desde atendê-lo eficaz e rapidamente até o envio de mimos e interação pelo Twitter.

Comportamento do Consumidor

6. 2020 é tempo do acesso, e não da posse

Os consumidores em 2020 estarão mais antenados em gastar em experiências e não tanto em coisas.

Isso também se estende para o mundo dos produtos. Afinal, qual experiência seu produto oferece? Fazer isso não é fácil, mas agrega muito valor ao que você tem a vender.

Isso também se estende para o mundo dos produtos. Olhe para a maneira com a qual o seu cliente interage com seu produto e use disso para promovê-lo de maneira mais verídica e próxima.

7. Fique ligado no consumo consciente

Com a informação em mãos, ficou muito mais fácil saber a verdade por traz de todos os processos.

Pesquisas mostram que grande parte dos consumidores já preferem comprar de marcas que tenham objetivos sustentáveis.

Isso abrange os mais diversos mercados, desde moda e cosméticos à tecnologia.

Um exemplo disso, e de uma marca brasileira, é a Pantys, que deixa bem clara sua proposta!

8. Mais que opinião, é preciso engajamento

Quem se lembra do missão, visão e valores.

Para uma marca caminhar junto de seu consumidor, estes 3 pontos devem sair do papel e passar a fazer parte da cultura da empresa.

Para uma marca caminhar junto de seu consumidor estes 3 pontos devem sair apenas do papel e da cultura da empresa.

Eles devem servir também para posicionar a empresa frente aos mais diversos temas que correm entre seu público.

Claro que nem todos os temas fazem sentido para uma marca, mas veja este exemplo de como a Doritos abordou algo que aparentemente estava fora de seu mercado, mas ainda sim dentro de seu público, revertendo o faturamento da linha Rainbow de seu produto para 5 ONGs LGBTQI+ brasileiras.

9. Autocuidado e Percepção

Erros vão acontecer. A sua marca também está passível de um deslize com o seu consumidor. A questão é: qual atitude você vai tomar frente a isso?!

Para 2020, as marcas que apostarem em serem mais orgânicas e souberem lidar com seus erros, buscando acertar, tem grandes chances de enxerem seus consumidores de vontade de consumi-las.

Assim ocorreu com a AVON:

10. Público 60+

Um público geralmente ignorado pelas marcas, é o público de mais idade. Um terrível fato, visto que o público 60+ tem interesses, hobbies, ambições, planos e necessidades como qualquer outro público e merece ser ouvido.
Ao contrário do que se pensa, o público de mais idade tem forte presença quando se trata de decisão de compra, porém, pouca comunicação direcionada a ele. Uma grande ironia, mas também, uma boa oportunidade para você ficar de olho em 2020.

Além do Online, indo para o artificial

E se você acha que as tendências se escondem apenas nisso, conheça 5 coisas além do outdoor para você fazer sua empresa ser reconhecida de forma criativa.

11. Inteligência artificial

O uso da AI analisa ainda mais profundamente os comportamentos do consumidor através de seus dados, levando os resultados para fora do online.

Seguindo isso, O Boticário também entrou nesse processo:

12. Campanhas digitais out of home (DOOH)

Como levar uma campanha digital para as mídias de rua?!

Não é tão simples, é preciso de uma comunicação integrada de ponta a ponta, mas o resultado é surpreendente.

Antes restrita a grandes centros, a ideia de anunciar para muita gente, nas ruas e estabelecimentos, agora está caminhando para cidades.

Um enorme exemplo foi feito para o lançamento do espetáculo de Harry Potter and the Cursed Child, na Times Square:

Imagine sua campanha integrar todos os outdoors de uma rua!

13. Anúncios por voz

Com a cena do streaming e dos podcasts à tona, a modalidade de anúncios apenas audíveis ou que se liguem ao áudio de maneira criativa tem aumentado.

A Tramontina, uma marca que provavelmente nunca se tenha imaginado ter ligação com a música criou isso, olha só:

14. Realidade Amentada

Diferente da AI, a realidade aumentada serve para fazer com que o aparelho celular geralmente, por ser portátil e acessível, lide com os produtos. Por exemplo, hoje já é possível se experimentar roupas através desse método ou simular as cores do carro que o consumidor deseja.

15. Integração ao 5G

Imagine se o seu produto puder ser visto em diferentes telas, tamanhos, composições, tudo com simples gestos ou integrações entre aparelhos?

É isso que o 5G pretende, uma integração total, mas enquanto isso não chega, já é possível encontrar aparelhos sendo comercializados e que simulam isso.

É assim que o conteúdo da sua empresa passará a ser consumido

Visual

Agora, tanto quanto a tática e o meio pelo qual você vai anunciar, também é importante pensar na estética, por isso separamos 5 dicas para você deixar sua ideia e seu negócio bem chamativos, mas do jeito certo.

16. União entre passado e futuro

Tudo indica que 2020 será o ano em que os consumidores vão ir e vir do passado ao futuro – ao mesmo tempo que desejam um amanhã sustentável e usam meias de galáxia, adoram ritmos e peças de vestuário dos anos 90.

Fique atento e veja como aplicar esta ideia quando for anunciar!

17. Clareza

Chega de marcas com muitos elementos visuais!

O simples é bonito e vende mais. Pense na sua própria experiência navegando nas redes sociais: o que você faz quando vê um conteúdo complicado? Simplesmente rola o feed para baixo e o conteúdo cai no esquecimento.

Viu só? Não é como a TV, onde o telespectador tem muito mais dificuldade de escapar dos anúncios.

Lembre-se da Apple, Pepsi e Mastercard, que simplificaram ao máximo seus logos.

18. Autenticidade

Sua marca deve “agir naturalmente” nas redes sociais.

Pesquisas revelaram que fotos do Instagram feitas de repente e mostrando belezas e pessoas reais são aquelas que mais geram resultados.

Seja mostrando os produtos já usados através de influenciadores, ou a rotina dos consumidores, tudo isso pode fazer seu produto ser muito melhor aceito.

19. Linguagem direta, mas destacada

Se foi dito que é importante verbalizar a opinião, saiba que isso pode ser feito com um visual bonito e ir muito além das legendas, principalmente através de tipografias cada vez maiores, mesmo que com apenas uma palavra, desde que ela exprima tudo.

20. Com tantas mudanças, tenha um logotipo adaptável

Se 2020 é o ano das mudanças, e sua marca deve acompanhá-las, por isso ela deve ser extremamente flexível para estar em todos os locais, ser vista em todos os tamanhos e mídias.


Viu? Você pode apostar em muitas coisas para deslanchar, vender e criar uma empresa ainda mais forte em 2020.

Continue seguindo a tribo nas redes sociais e continue de olhos bem abertos para os conteúdos aqui do blog!

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