Vende-se colírio especial para brilho nos olhos

Em um momento em que temos muita gente vendendo de tudo pela internet, resolvi trazer um título que chamasse a atenção para um fato corriqueiro e que até hoje é impossível de se vender (nunca se sabe né, vai que amanhã algum chinês consegue inventar isso).

Brincadeiras à parte, o assunto é muito sério: O FAMOSO BRILHO NOS OLHOS em uma entrevista de emprego. Resolvi escrever este pequeno artigo logo após finalizarmos um processo seletivo, que culminou na contratação de duas pessoas de uma vez na nossa empresa, algo grandioso pra nós, pois somos uma agência de marketing no interior de Minas Gerais ainda pequena (mas que pensa muito grande viu!rs) e que agora já conta com 15 pessoas em nosso time.

Em minha juventude, no período pré emprego, havia duas linhas completamente diferentes próximas a mim. De um lado minha mãe, servidora pública, administradora com 4 pós-graduações e que me dizia claramente “faça algo que te deixe feliz, isso vai te recompensar um dia”. Do outro lado meu pai, empreendedor no ramo cafeeiro, engenheiro agrimensor e com mestrado na faculdade da vida (uma piada que você já deve ter ouvido sobre a faculdade da vida) dizendo: “faça algo que dê dinheiro, isso vai te deixar feliz”. Se eles tivessem combinado, não teria dado tão certo! Rs

Resolvi arriscar dentro da visão da minha mãe e acabei encontrando um terceiro viés: faça algo por amor, divirta-se em seu trabalho, isso vai te recompensar (aos poucos, mas vai).

No meio de tudo isso, entra também a minha tia, que dizia que reforçava essa terceira via e falava de algo a mais: o BRILHO NOS OLHOS!

Ela, uma experiente gestora de Recursos Humanos, com mais de 30 anos de carreira (ou seja, já enfrentou diversos momentos econômicos, culturais, jovens, adultos, tudo isso dentro do RH) sempre repetia o fato do brilho nos olhos. Isso tinha que ter um por que!

Segundo ela, gente que tem brilho nos olhos carrega alguns adjetivos que vou descrever abaixo e que de alguma forma podem servir para você:

  • Vontade
  • Garra
  • Senso de Aprendizagem

Talvez sem perceber, eu e meus dois sócios fomos percebendo isso nas pessoas que por aqui passaram pois aqui na Tupã podemos nos orgulhar de um número muito interessante: em 8 anos de vida, nunca demitimos ninguém! Sei que é um pouco difícil manter essa marca pelos próximos 8 ou 16 anos, mas tenho certeza que é um número que poucas empresas conseguem alcançar. Ao longo deste tempo, passaram em nosso time mais de 30 pessoas e todas elas saíram por motivos externos, pessoais, qualquer coisa, mas nenhuma delas foi demitida por nós. Aliás, nem sabemos como fazer isso.

Em uma leitura casual ano passado (2016) vi em um blog (talvez você julgue tendencioso por ser da Globo e tal, mas desconsidere isso e foque nos números), que quase 300 pessoas são demitidas por dia no Brasil. Claro que outras tantas também são contratadas, mas este indicador não está em pauta agora. O que está em pauta é: COMO PERCEBER O BRILHO NOS OLHOS DAS PESSOAS, ou se você preferir: COMO TER ESTE BRILHOS NOS OLHOS. Ou ainda: NÃO DÁ PARA VENDER BRILHO NOS OLHOS.

Bom, pessoalmente acredito que toda a motivação vem de um propósito e este propósito precisa estar CLARO na sua mente. Não busque um emprego apenas porque precisa nesse momento, certamente ele será temporário para você e logo mais, você se verá novamente nesta selva em busca de outra oportunidade paliativa. Busque um emprego que esteja ALINHADO com o que você acredita. Um lugar que te receba bem, que te ofereça capacitação, que as pessoas acreditem em você.

“Erick, você está sendo muito bonzinho nessas colocações, nem todo ambiente de trabalho é tão legal assim!”

Se não é, então procure um que seja e guarde o seu verdadeiro brilho nos olhos para as pessoas e a empresa certa.  😀

Espero que tenha sido uma leitura legal, pois para mim foi legal compartilhar isso com você. Forte abraço e sucesso sempre.




3 comentários em “Vende-se colírio especial para brilho nos olhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *