Por que um Summit precisa fazer parte da sua carreira

Provavelmente você já deve ter lido/ouvido falar sobre um modelo de congresso bastante atual chamado “Summit”. Se você é da área de marketing e comunicação, ou TI essa probabilidade aumenta ainda mais.

O “Summit” é um modelo de evento muito bacana, que além de carregar esse tom moderninho no nome, também carrega em sua essência diversas características que oferecem aos seus participantes um caminhão (desculpe a gíria, mas não encontrei substituto para a quantidade de informações que realmente são geradas) de conteúdo extremamente atual e relevante ao seu negócio ou carreira.

Comecei a escrever este artigo sentado na praça de alimentação do “RD Summit“, o mais completo evento de Marketing Digital da América Latina. Só não consegui finalizar pois o APP do LinkedIN não permite escrever um artigo muito longo! Fica a dica ai LinkedIN 🙂

Na verdade eu já estava ensaiando a ida ao RD desde 2014, quando meu parceiro Paulo Beneton me apresentou o modelo do evento. No início achei o investimento um pouco alto, pois os custos não envolvem apenas o ingresso, mas sim toda a logística até Floripa, hospedagem e alimentação. Mesmo assim não desisti: continuei planejando até que em 2015 nossa talentosíssima ex-colaboradora da Tupã ComunicaçãoThaiz Maciel foi trabalhar na RD, ai não teve mais saída: me vi obrigado a comparecer no evento de 2016.

Bom, vamos ao que interessa: por que um Summit deve fazer parte da sua carreira?

Tentei elencar os “Porquês” em tópicos para facilitar o seu entendimento e clarear o raciocínio. Vamos a eles:

1.   NETWORK: Assim como um congresso, um Summit reúne muita gente do mesmo segmento de mercado que você, portanto, seja para novas parcerias, seja para uma nova oportunidade de negócio, seja para um novo emprego, é sempre bom se relacionar com pessoas com interesses afins. Então esteja munido de cartões de visita, tenha seu LinkedIN atualizado para adicionar seus novos contatos e se apresentar bem, reserve um tempo para um bate-papo com os contatos que fizer, tenha bateria extra em seu celular para não ficar off no meio do caminho. Acho que é isso. Vamos para o próximo tópico.

2.   TROCA DE CONHECIMENTO: Como professor, sempre defendi a teoria que todos tem algo a ensinar/aprender. Em um ambiente como o Summit, o encontro de boas ideias é natural e extremamente reflexivo. Portanto, aproveite para adquirir e oferecer conhecimento em todos os momentos e não apenas nas palestras: o coffee break é um momento de troca de ideias capaz de somar o item 1 (Network) com o item 2 (conhecimento). Tenha sempre a tira colo um caderno/moleskine para anotar as informações que você gera e que as outras pessoas geram junto com você, isso vai servir muito uma semana depois quando você for revisar.

3.   BENCHMARKING: Saber o que os seus concorrentes tem feito não é vergonha: é obrigação. Em um mercado que evolui vertiginosamente, você precisa estar atento ao que o seu concorrente tem feito para balizar suas próprias decisões no futuro. Claro que você não será um espião no evento, mas poderá perceber o que tem acontecido com empresas do seu segmento e comparar se o seu negócio navega no rumo certo. FATO!

4.   RECICLAGEM TÉCNICA: Eventos como este normalmente contam com uma área dedicada apenas a negócios. Uma feira literalmente. No caso do RD Summit, existia um grande espaço com diversas empresas relacionadas ao marketing digital, como por exemplo a Microsoft ou a Unbounce. E isso é muito bom pra você conhecer novas tecnologias e reciclar aquelas que você já utiliza. Diferente do item 2 desta nossa lista, reciclar é de fato renovar as ideias, recomeçar.

A Tupã Comunicação por exemplo, encontrou um novo software no RD Summit que definitivamente “matou” o anterior que usávamos e assim reciclou nosso pensamento acerca da Gestão de Projetos. Reciclar é preciso e em um ambiente como o Summit, você sempre vai encontrar novas alternativas para deixar de pensar como antes.

5.   INSIGHT: Talvez a mais importante “dica” desta lista seja essa. Enquanto você acompanha as palestras, é muito importante tomar nota e já ir filtrando dentro de possibilidades que você vai encontrar no seu dia-a-dia. Por exemplo: eu estou formatando um negócio de venda on-line para um cliente e no meio de uma palestra de liderança, tive um INSIGHT que vai me ajudar a orientar a equipe para a migração da venda off para a on, ou seja, de uma palestra que nada tinha a ver com venda on-line, eu tive um INSIGHT para resolver um problema.

Resumindo: um Summit deve fazer parte da sua carreira pela necessidade de se estar na vanguarda em seu segmento de mercado. Ouvir “novas conversas”, conhecer novos profissionais, ou qualquer outro motivo que você queira, faça um investimento em sua carreira e participe de um encontro/congresso/summit o mais rápido possível.




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