Criatividade como ferramenta para o dia a dia

Já pensou em utilizar a criatividade como alternativa para descomplicar a sua vida?

Durante muito tempo, reinou a ideia de que criatividade era um tema intangível. Apenas pessoas especiais eram capazes, por um estalo, de terem sacadas fantásticas e inovadoras.

Este modo de pensar estava tão enraizada em nossas cabeças, que por mais que pensássemos em soluções diferentes, não vislumbrávamos a chance de utilizar a criatividade como ferramenta para solucionar problemas rotineiros do nosso dia-a-dia.

E quando digo rotineiras, são rotineiras mesmo, como o exemplo a seguir.

Lembro de um amigo oculto da minha família, onde propus que desenhássemos uns aos outros em um flipchart, ao invés de falarmos sobre as qualidades do nome sorteado. Inicialmente, a ideia não foi bem aceita, afinal, muitos não tinham nenhuma intimidade com o desenho.

Mas, pense, já imaginou sua avó tentando desenhar seu cunhado?

E por mais inusitado que aquilo parecesse, em outros anos eu já havia proposto coisas diferentes, como poemas, rimas e paródias.

Então, outras experiências fizeram com que a ideia fizesse sentido e fosse aceita naquele momento. No fim, foi ótimo como tudo aconteceu. Todos, à sua maneira, expressaram no papel uma visão muito particular sobre as pessoas e suas características.

Veja que para uma definição básica de criatividade, precisamos entender as perspectivas positivas do resultado que se pretende alcançar. Para ser criativo é preciso buscar soluções dentro de um problema, recombinando e conectando objetos ou ideias, para entregar respostas que apresentem uma solução diferente do convencional.

Nesse sentido, criatividade pode ser aplicada em todos os momentos da nossa vida, como alternativa para descomplicar questões importantes ou até mesmo corriqueiras.

Acredite, criatividade é uma habilidade possível de ser desenvolvida. Por isso, proponho que você utilize a criatividade para resolver problemas rotineiros do seu dia-a-dia.

Listei alguns insights que podem te ajudar a refletir sobre como tornar sua rotina mais criativa:  

  1. Ter um olhar atento às oportunidades: observar, ouvir e experimentar o diferente.
  2. Buscar uma certa leveza para reduzir o medo de testar e arriscar, sabendo onde é possível alcançar inovação.
  3. Entender a importância da construção em grupo, pois, provavelmente, a primeira ideia não é a mais fantástica.
  4. Consumir conteúdo o mais variado possível. E lembre-se: não é possível buscar algo novo sem mergulhar num determinado assunto.
  5. Ambientes mais tranquilos tendem a ser mais criativos. A correria e o stress não favorecem a criatividade.

Aproveite para conhecer alguns cases da Tupã, em que buscamos a criatividade como alternativa para gerar valor para nossos clientes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *