6 ideias fora do comum que deram certo.

Separamos 6 ideias que fogem do senso comum que deram resultados positivos para as empresas.

Você provavelmente já ouviu falar sobre mídias não convencionais ou marketing de guerrilha, são ideias fora do comum que conseguem sair do papel, chamar a atenção e, principalmente, impressionar.

As ideias podem parecer malucas, mas tudo depende de uma boa execução para atrair bons resultados. Sabemos que a criatividade do ser humano é extensa e às vezes nos auto sabotamos por pensar que “vai dar muito trabalho”.

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Deixe essa ideia (e somente essa ideia) de lado! Nada que o esforço ou o trabalho em equipe não possam resolver, somos prova disso. Aqui na Tupã, um dos nossos 12 Mandamentos é o “Atreva-se” que consiste justamente em pensar ideias fora da caixa e sair do comodismo (ou zona de conforto, como preferir). Nem sempre é fácil assim, uma vez ou outra precisamos de inspiração pra dar aquela “engrenada” na criatividade. Pensando nisso, separamos 6 ideias muito bacanas e não convencionais que deram certo! Dá uma olhada:

 

1 – Essa Coca é Fanta, e daí? | Coca-Cola

No dia do orgulho LGBT, a Coca-Cola distribuiu para os funcionários latinhas com o rótulo da Coca-Cola com mensagens em prol da diversidade e com Fanta dentro. Aproveitando o jargão “Essa Coca é Fanta”, usado originalmente com o intuito de ridicularização, a campanha viralizou sem precisar investir muito e ainda levou 3 leões de ouro, 2 leões de prata e 2 de bronze, em Cannes.

 

2 – Escolha Bonita | Dove

A campanha mostra um desafio para as mulheres: ao entrar em algum estabelecimento teriam que escolher entre a porta “bonita” ou “comum”. A campanha fez com que muitas se questionassem sobre padrão de beleza e autoestima, uma ação simples, criativa e que fez muito barulho.

Foi realizado um vídeo onde mostra as reações de cada uma e suas escolhas.

 

3 – Moreno da Nextel

Dá pra abusar da criatividade de maneira simples. Dá uma olhada nesses dois comerciais da Nextel: Um atacando de forma ̶e̶s̶c̶a̶r̶a̶d̶a̶ sutil a concorrência, e no outro, a cor do cabelo do ator – que era conhecido pelo seu cabelo ruivo e por ser a cara do concorrente – muda radicalmente. Simples e fácil de memorizar:

 

Tudo bem, sei que você deve estar pensando que “haja verba pra produzir tudo isso!” Realmente, os exemplos anteriores exigem mais dinheiro para sua execução, mas isso não é nem de perto um pré-requisito se você deseja fazer uma campanha impactante e criativa. Os exemplos a seguir são de ideias fora do comum, mas de execução simples:

 

4 – Montanha-russa Hopi Hari

Para a divulgação do parque, especificamente de sua montanha-russa, o Hopi Hari apostou em um marketing de guerrilha muito interessante: colocaram nas escadas rolantes fotos de pessoas simulando a emoção do brinquedo. O movimento das escadas deu a interação chave para o sucesso da campanha.

 

5 – Mr. Clean

Para demonstrar que Mr. Clean deixa tudo limpo de verdade, a ação foi simplesmente usar da faixa de pedestre como um comparativo, deixando apenas uma faixa muito branca em destaque com o mascote da marca.

6 – Se Essa Muda Fosse Minha

Para incentivar a conscientização do meio ambiente e fortalecimento das marcas, a Tupã criou o projeto “Se Essa Muda Fosse Minha” onde mais de 1.500 mudas foram doadas em 2016 e também 500 flyers de papel semente, com sementes de hortaliças mais comuns brasileiras.

O sucesso foi tanto que houve uma 2ª edição, onde o foco foi em distribuir mudas para as crianças com o intuito de envolver ainda mais a população com questões ambientais. Você pode ler tudo sobre esse case clicando aqui.

E aí, se interessou em ousar nas ideias, mas não sabe como? A gente te ajuda! Clique aqui pra trocar uma ideia com a tribo.
Ah, e use desses exemplos como um lembrete de que o esforço a mais para tirar as ideias do papel pode ser bem mais recompensador do que se imagina.




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