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Mude sem perder a essência: Rebranding e identidade visual

Tupã desenvolve nova marca do Moinho Sul Mineiro com storytelling

 

Mudar uma marca reconhecida no mercado não é tarefa fácil. O trabalho conjunto Tupã/Moinho Sul Mineiro foi grandioso, como a história da empresa, que adotou a razão social como marca e mudou sua identidade visual. O processo de criação do rebranding foi concretizado após muito trabalho.

Uma mudança como esta não foi algo simples e intuitivo, foram longos meses de planejamento interno, definições até chegar ao resultado final. Tudo começou em 2017, quando a área de marketing do Moinho Sul Mineiro começou a se formar. A gerente da área, Viviane Genonadio, conta que o movimento interno foi se formando junto com o desenvolvimento da Missão, Visão e Valores da companhia, para que o rebranding e identidade visual estivessem alinhados de forma concisa aos ideais da empresa.

Com o planejamento estratégico alinhado, chegou a hora de arregaçar as mangas e reunir todos os resultados e começar de fato a transformação. Foi aberta a concorrência para definição da agência que teria a responsabilidade de mudar a marca do Moinho Sul Mineiro. A escolha pela Tupã foi analisada entre muitos fatores, e claro, pelo seu viés institucional e experiência positiva em outros jobs.

O diretor de criação, Marcelo Alves Claudino foi o responsável por apresentar o novo conceito feito pela Tupã para o Moinho: Inspirar pessoas, transformar receitas através de sua nova marca:

Junto com o rebranding, toda padronização foi realizada pela Tupã. “A nova marca é muito conceitual, contamos uma história, realmente fizemos um storytelling para chegar a um resultado que surpreendesse e gerasse em todos os públicos uma empatia com todo esse movimento de mudança”, completa Marcelo, que destaca a nova identidade visual do Moinho como uma união de elementos de forma clara e objetiva.

O reencontro com seu passado, a qualidade de seus produtos, e principalmente a união entre a equipe de marketing do Moinho Sul Mineiro e o time da Tupã fizeram com que o rebranding fosse recebido de braços abertos.

O sol, o trigo e a energia que movem pessoas todos os dias estão impressas neste novo tempo para o Moinho Sul Mineiro e para nós, o orgulho é tanto que precisávamos dividir isso com todos vocês. Afinal de contas, é bom demais saber que fizemos um trabalho e tanto e ouvir que “a reação foi muito positiva, as pessoas têm essa conexão sentimental, familiar com a marca. Tanto interna quanto externamente, nosso público tem orgulho e sensação de pertencimento e isso vem sendo acompanhado no dia a dia e também nas mídias digitais” – Viviane Genonadio, Gerente de Marketing Moinho Sul Mineiro.

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Missão, Visão e Valores como ferramenta de engajamento e pertencimento de colaboradores

Você já deve ter ouvido falar sobre Missão, Visão e Valores das empresas, certo?

Muitas até colocam estes pilares em quadros e espalham por todos os setores para que todos vejam e saibam do que se trata, mas aí está o engano. O que sua empresa faz, onde ela quer chegar e como ela atua não deve estar na parede, deve ser vivido diariamente, quase uma oração para o sucesso dos processos internos.

É importante saber que Missão, Visão e Valores devem ser trabalhados em toda comunicação organizacional, enraizando e fortalecendo as ideias e assim, engajando os colaboradores a seguir o mesmo caminho, atuando sempre com foco na mesma direção.

O ideal é tornar a comunicação integrada e desde o processo de integração todos os funcionários sejam direcionados a seguir os mandamentos corporativos definidos e assim se engajem e sintam-se parte do negócio.

Storytelling

Quem não gosta de uma boa história? Ela nos cativa, nos causa vários sentimentos e nos prende ao seu conteúdo. No marketing, storytelling é contar histórias também, porém para fisgar leitores digitais, uma imagem em um contexto, enfim é a arte de comunicar sua ideia.

O interessante é que como nas histórias que vemos e ouvimos na TV, o que nos prende mais é a veracidade, histórias reais encantam, geram engajamento na internet, e isso é muito bom. Basta usar a criatividade para conectar o conteúdo que você deseja transmitir ou vender com a história real, de forma clara e objetiva, evitando que as pessoas se cansem e de fato absorvam seu conteúdo.

E não é só isso, você pode lançar mão de músicas, imagens, infográficos e o que mais achar interessante para dar vida ao seu conto e com isso ter resultados positivos.

A Tupã fez isso com o rebranding do Moinho Sul Mineiro, conheceu a história, foi a fundo nos objetivos da empresa e a partir daí, criou-se a nova marca e uma nova identidade visual.

Resumo

O desafio começou na concorrência com outras agências e culminou num jeito muito assertivo de recontar a história nobre do Moinho Sul Mineiro.

Feliz Moinho Novo! – Moinho Sul Mineiro

Cliente: Moinho Sul Mineiro

Data: Fevereiro de 2018

Projeto: Rebranding Moinho Sul Mineiro