CASES


Por que fazer o lançamento de um cosmético com influenciadores digitais sem fazer o “bom” e já velho clichê?

Como a Tupã contextualizou o produto em um universo perpendicular ao dos cosméticos com naturalidade e promovendo o debate sobre assuntos pertinentes.

 

Quando o Washington Olivetto, de maneira equivocada (ele também erra, por que não?), denuncia o uso de alguns termos do movimento feminista que têm sido usados de um jeito banal pelas marcas (este ponto não podemos negar) e isso gera um grande debate, é porque mesmo o Empoderamento Feminino e a liberdade/representatividade da mulher sendo temas atuais e relevantes podem cair nos clichês, perderem o sentido e o pior: gerar um movimento negativo para quem fala por falar. Mas então, como ser real nesse universo dos cosméticos que é bombardeado por clichês e estereótipos sem cair nas suas armadilhas ou dar um tiro no próprio pé?

 

Um cosmético se olhado de longe é apenas uma ferramenta de melhoria estética. Só que não pode e nem deve ser só isso, seria como uma embalagem cheia de coisas vazias. Um produto como este precisa ser um alicerce de confiança, auto-estima, bem estar e força. Já tivemos muitas referências de como sensações intangíveis se “tangibilizam” em produtos com uma boa e relevante comunicação. Casos como a Retratos da Real Beleza e #LikeAGirl são marcos que dão aquela “cutucada” na sua mente para fazer algo que seja simples e de peso.

Sem a audácia de querer colocar este case no mesmo patamar dessas referências, o nosso time de planejamento precisava fazer o lançamento do novo produto da Vita Seiva. A linha ‘Do Babado’, que ganhou o nome pela composição à base de quiabo e babosa (e porque baba mesmo!), nasceu com a intenção de voltar com costumes lá do tempo das nossas avós. Porém não podíamos dar uma linguagem da época para ela. Mas como fazer isso diferente? Como está na onda, chamar uma influenciadora do segmento de cosméticos, fazer um “encontrinho”, dar alguns brindes, várias selfies e #partiu casa é a primeira coisa que vem na mente. Daria errado? Provavelmente não, mas não soa como suficiente.

 

Resolvemos arriscar, não vamos deixar de lado os influenciadores. Mas sem desmerecer o trabalho das blogueiras de cosméticos, quisemos algo a mais, alguém que fosse realmente “Do Babado” e com uma certa ‘Acidez Feminina’. A Taty Ferreira é sem dúvidas a pessoa mais indicada para lançar esse produto com a gente, já que em seu canal os temas que são dados como polêmicos quando é uma mulher que está falando são tratados com a naturalidade merecida. E não é só falar de sexo não, todos os assuntos importantes para que uma mulher se liberte de vez dos padrões arcaicos que vêm se rompendo aos poucos estão lá. Até mesmo se você precisar trocar um pneu ou um chuveiro. Se você é homem e está lendo isso, mas não sabe como fazer alguma dessas tarefas é só acessar o canal da Taty, ela te ensina!

Sediado no Shopping Nova América no Rio de Janeiro, o ‘Papo do Babado’ foi um bate-papo/debate ministrado pela própria youtuber com as jovens consumidoras da marca. Os temas tratados foram: Vida sexual da mulher moderna, empoderamento feminino e a quebra de estereótipos de gênero. Uma conversa rica em informação que também se estendeu aos ‘desafios de ser uma mulher influente num mundo machista’ e dos obstáculos enfrentados nos primeiros momentos após decidir trabalhar na internet. Ou seja, ser uma mulher empreendedora é uma ótima saída para lidar com esses problemas. Não que isso seja alguma novidade, mas ouvir alguém que já é bem sucedida no ramo dá uma motivação a mais.

Foi isso mesmo que a Tupã e a Vita Seiva quiseram trazer com o lançamento da linha ‘Do Babado’: Um bem de consumo que pudesse levar mais que a sua função principal, algo que cuidasse por fora e por dentro também.

O evento aconteceu no dia 05 de Agosto e foi sediado no Shopping Nova América no Rio de Janeiro, em parceria com a rede de cosméticos Bel Salvador e o Grupo Estácio.

Papo do Babado – Vita Seiva

Cliente: Vita Seiva

Data: Agosto de 2017

Projeto: Lançamento Linha ‘Do Babado’